F5Agro

Seleção da planta filha e desbrota

3 de junho de 2021 admin

Cada bananeira encerra seu ciclo após a emissão de um único cacho e a continuidade da lavoura se dá pela sucessão da planta por um dos muitos brotos que emite.

Contudo, os brotos de seguimento competem fortemente entre si por recursos, além de originar, se não manejados, touceiras que prejudicam o alinhamento e a densidade populacional na lavoura, inviabilizando a produção comercial.

Dessa forma, uma das principais atividades no bananal é a seleção do broto que irá suceder a planta-mãe após sua colheita.

O ideal é que cada planta seja sucedida por apenas uma planta, ou seja, uma família, composta por planta-mãe (em produção), uma planta-filha (brotação da planta-mãe que a sucederá após a colheita) e uma planta-neta (brotação da planta-filha).

No entanto, a seleção do broto que será o seguidor tem critérios. O broto deve ser bem aderido à planta-mãe, deve possuir formato cônico com maior diâmetro da base, que indica um maior rizoma e reservas, e também deve ser avaliada a posição do broto, que deverá ser o mais alinhado possível em relação à linha de cultivo, além da programação de safra.

Todos os demais brotos deverão ser eliminados a fim de propiciar o desenvolvimento do seguidor.