Sem dúvida, condições climáticas favoráveis são fundamentais para uma boa produção. Por isso, é importante conhecer as características de cada cultura. A bananeira, por exemplo, é uma planta de clima tropical e necessita de condições de cultivo quentes e úmidas. ⠀ O desenvolvimento ideal da cultura ocorre em temperaturas entre 25 e 30ºC. Temperaturas excepcionalmente altas podem causar queimaduras nas folhas e frutos e afetar a qualidade do produto. Temperaturas muito abaixo do ideal retardam o ciclo e podem causar queimaduras pelo frio na planta. ⠀ O desenvolvimento dos frutos ocorre normalmente entre 3 e 4 meses e meio a partir de sua emissão, sendo que em climas mais frios pode levar até 6 meses. ⠀ Nesta época do ano, que marca o início do outono no Brasil, as mudanças na temperatura e umidade do ar promovem uma série de mudanças fisiológicas na planta em preparação ao inverno. ⠀ Esse cenário, além de promover um alongamento do ciclo, também faz com que haja uma maior demanda energética destinada à formação de reservas na planta, podendo acarretar em cachos mais leves no momento da colheita por até dois meses. ⠀ É primordial compreender essa fase para que se possa ajustar o manejo da cultura e amenizar seus efeitos. ⠀ Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato ou comente no post.
Aspectos climáticos na cultura da banana
Sem dúvida, condições climáticas favoráveis são fundamentais para uma boa produção. Por isso, é importante conhecer as características de cada cultura. A bananeira, por exemplo, é uma planta de clima tropical e necessita de condições de cultivo quentes e úmidas.
⠀
O desenvolvimento ideal da cultura ocorre em temperaturas entre 25 e 30ºC. Temperaturas excepcionalmente altas podem causar queimaduras nas folhas e frutos e afetar a qualidade do produto. Temperaturas muito abaixo do ideal retardam o ciclo e podem causar queimaduras pelo frio na planta.
⠀
O desenvolvimento dos frutos ocorre normalmente entre 3 e 4 meses e meio a partir de sua emissão, sendo que em climas mais frios pode levar até 6 meses.
⠀
Nesta época do ano, que marca o início do outono no Brasil, as mudanças na temperatura e umidade do ar promovem uma série de mudanças fisiológicas na planta em preparação ao inverno.
⠀
Esse cenário, além de promover um alongamento do ciclo, também faz com que haja uma maior demanda energética destinada à formação de reservas na planta, podendo acarretar em cachos mais leves no momento da colheita por até dois meses.
⠀
É primordial compreender essa fase para que se possa ajustar o manejo da cultura e amenizar seus efeitos.
⠀
Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato ou comente no post.